Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Problema

O procedimento apresentado é utilizado para a instalação de todos os pré-requisitos necessários para acessar o TCE Virtual, utilizando um computador com sistema operacional Windows 7/8/10.
Endereço de acesso: http://virtual.tce.sc.gov.br/web/#/home

Solução

  1. O processo de instalação foi efetuado no navegador Google Chrome, versão mais atual. Link aqui.
  2. É necessária que seja feita a instalação prévia do Java, também na versão mais atual. Link aqui.
  3. Outro pré-requisito a ser instalado é o Bry Web Signer. Essa instalação não funcionará se o pré-requisito 2 (Java), não estiver previamente instalado no equipamento. Vale observar que a versão do software deve ser a mesma do Java, e preferencialmente, do sistema operacional, normalmente sendo 64 bits. Link aqui. Ainda sobre o BRy Web Signer, é necessária a criação de uma exceção quando for realizado o acesso no ambiente do TCE virtual. Para isso, basta dar dois cliques no ícone da ferramenta que fica na Área de Trabalho: 

  4. Ao concluir a instalação do BRy Web Signer, aparecerá uma janela flutuante, pedindo a instalação de um certificado (BRy AC – Raix 2), nesse ponto você informa se deseja instalar o certificado escolhendo entre duas opções: SIM e NÃO. É muito importante aguardar aparecer esta janela para clicar em SIM.
    Caso, acidentalmente, você tenha clicado em NÃO, reinstale o BRy Web Signer conforme o passo 3 e aguarde que esta janela apareça novamente:


Observações:

  1. Como a ferramenta BRy Web Signer funciona em segundo plano, ao executar o programa, não haverá nenhuma interação com o usuário;
  2. Para tornar o acesso ao ambiente do TCE Virtual mais prático e descomplicado, o usuário pode forçar que a ferramenta BRy Web Signer seja sempre inicializada junto com o sistema operacional, para isso, basta arrastar o ícone do programa para a pasta “Inicializar do Windows” (a pasta Inicializar do Windows contém todos os programas que são automaticamente executados ao iniciar o computador). A pasta de inicialização varia de acordo com o sistema operacional utilizado. Abaixo, segue a pasta de inicialização em cada uma das versões do sistema operacional:
  • Windows 7: “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup”
  • Windows 8: “%AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup”
  • Windows 10: “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\StartUp”


Superadas as etapas dos pré-requisitos e com o token ou cartão conectado ao computador e já com seus devidos drivers instalados, vamos à configuração:

Primeiro acesso 

Acessando o ambiente do TCE Virtual através do site oficial do TCE, a primeira tela que se apresenta é a seguinte:

Nesta tela clicaremos na opção “Certificado Digital”, o que nos levará à próxima tela:

Neste momento, se faz necessária a liberação de segurança no navegador de quem acessa, copiando e colando o seguinte endereço na barra de endereço do navegador ( chrome://flags/#allow-insecure-localhost ) e apertar a tecla “Enter” ou “ ”. Na próxima tela será apresentada a seguinte imagem:

A opção que está como “Disable” precisa ser alterada para “Enable”, ou seja, está desabilitada e precisa que habilitemos. O navegador oferece a opção “Relaunch”, o que recomendo ser aceito, pois o navegador precisa ser reiniciado totalmente para aplicação das configurações. Feito isso, essa guia pode ser fechada.

Voltando ao ambiente do TCE, precisamos clicar no link do passo 4, indicado na tela de guia de acesso atual, segue imagem de exemplo com o link grifado em azul:



Feito isso, uma página com um erro será apresentada, e o pode ser fechada, uma vez que o erro apresentado não tem relação com a utilização da aplicação.

Voltando ao ambiente do TCE, precisamos clicar no botão “Tentar novamente” marcado em amarelo na imagem abaixo:

Feitos todos os passos, devem aparecer a lista de certificados válidos para uso, e uma janela do BRY deve abrir na barra de tarefas solicitando a senha.

Se você ainda precisar de ajuda, encaminhe um e-mail para helpdesk@tcesc.tc.br ou abra um chamado através do seguinte endereço https://jira.tce.sc.gov.br/login.jsp

Artigos relacionados